24/10/08

22/10/08

Tony Melendez

Eu consigo. O exemplo de Tony Melendez

21/10/08

Acções de formação - divulgação

Avaliação e Intervenção na Dislexia 6, 7 e 8 Novembro 2008 (20 horas de formação) Local: Oficina d'Afectos (Olhão)
Programa - http://www.dislexia-pt.com/documentos/OficinaAfectos_AvIntDislexia.pdf


Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem 11, 12 e 13 Novembro 2008 (12 horas de formação) Local: Inalco (Porto)
Programa - http://www.dislexia-pt.com/documentos/inalco_DislexiaDA.pdf


Hiperactividade com Défice de Atenção 19, 20 e 21 Novembro 2008 (9 horas de formação) Local: Asas (Santo Tirso)
Programa - http://www.dislexia-pt.com/documentos/Asas_Hiperactividade.pdf

Educação Especial - Opinião de Miranda Correia

(Clicar na imagem para aumentar)
Artigo do Prof. Luís Miranda Correia, publicado no Notícias Magazine, em 19.10.2008.

16/10/08

Sinto Muito, livro de Nuno Lobo Antunes

Excerto da obra«Há no médico o desejo de ser santo, de ser maior. Mas na sua memória transporta, como um fardo, olhares, sons, cheiros e tudo o que o lembra de ser menor e imperfeito. Este é um livro de confissões. Uma peregrinação interior em que a bailarina torce o pé, o saltador derruba a barra, o arquitecto se senta debaixo da abóbada, e no fim, ela desaba. O médico e o seu doente são um só, face dupla da mesma moeda. O médico provoca o Criador, não lhe vai na finta, evita o engodo. Mas no cais despede-se, e pede perdão por não ter sido parceiro para tal desafio.» Do prefácio de António Damásio

Diferenciação Pedagógica na sala de aula


Excelente texto de Ana Cadima, retirado das Actas do Seminário Equidade na Educação: Prevenção de Riscos Educativos, 2006, Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

15/10/08

Projecto Científico MHADI


O Parlamento Europeu promoveu no dia 16 de Setembro, em Bruxelas, uma Conferência de Alto Nível para apresentação dos resultados da investigação conduzida pelo Projecto Científico MHADI sobre a fiabilidade e utilidade da CIF. MHADI é uma rede de Universidades Europeias que realiza estudos de ponta, tendo conduzido um projecto a nível internacional financiado pela Comissão Europeia do qual resultou um conjunto de Recomendações sobre a utilização da CIF pelos diferentes sectores, incluindo o da Educação. As Recomendações estão disponíveis em: http://www.mhadie.it/home3.aspx. Espanha, Irlanda, Itália, Suíça e Portugal foram alguns dos países convidados a apresentar os seus processos de desenvolvimento em curso sobre a utilização da CIF.
Fonte: DGIDC

14/10/08

ZAC browser


ZAC Browser é o nome de um navegador de internet concebido especialmente para ser utilizado por crianças com autismo ou perturbações do espectro do autismo.

Centra-se, essencialmente, nas interacções infantis (muitos jogos que apelam a interesses variados). Oferece ainda um espaço para pais e educadores.
Pode ser descarregado e instalado sem custos.

06/10/08

Avaliação de desempenho - Ed. Especial

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira disponibiliza on line documentação muito interessante sobre avaliação de desempenho docente, nomeadamente ao nível da Educação Especial.
Essa documentação pode ser consultada aqui.

03/10/08

À velocidade da luz

D I V E R S I D A D E S
Acabou de ser publicado mais um número da Revista "Diversidades".
Intitulado "À VELOCIDADE DA LUZ" , é inteiramente dedicado à problemática de crianças e jovens com Perturbação de Hiperactividade com défice de atenção.
Na página 4 da revista, podemos encontrar:
Critérios de Diagnóstico do DSM-IV-TR para Perturbação de Hiperactividade com Défice de atenção
Falta de Atenção:
a) com frequência não presta atenção suficnte aos pormenores ou comete erros por descuido nas tarefas escolares, no trabalho ou noutras actividades;
b) com frequência tem difuldades em manter a atenção em tarefas ou actividades;
c) com frequência parece não ouvir quando se lhe fala directamente;
d) com frequência não segue as instruções e não termina os trabalhos escolares, encargos ou deveres no local de trabalho (sem ser por comportamentos
de oposição ou por incompreensão das instruções);
e) com frequência tem dificuldades em organizar tarefas e actividades;
f) com frequência evita, sente repugnância ou está relutante em envolver-se em tarefas que requeiram um esforço mental constante (tais como trabalhos
escolares ou de índole administrativa);
g) com frequência perde objectos necessários a tarefas ou actividades (por exemplo, brinquedos, exercícios escolares, lápis, livros ou ferramentas);
h) com frequência distrai-se facilmente com estímulos irrelevantes;
i) esquece-se com frequência das actividades quotidianas.
Hiperactividade:
a) com frequência movimenta excessivamente as mãos e os pés, move-se quando está sentado;
b) com frequência levanta-se na sala de aula ou noutras situações em que se espera que esteja sentado;
c) com frequência corre ou salta excessivamente em situações em que é inadequado fazê-lo (em adolescentes ou adultos pode limitar-se a sentimentos
subjectivos de impaciência);
d) com frequência tem dificuldades em jogar ou dedicar-se tranquilamente a actividades de ócio;
e) com frequência «anda» ou só actua como se estivesse «ligado a um motor»;
f) com frequência fala em excesso.
Impulsividade:
a) com frequência precipita as respostas antes que as perguntas tenham acabado;
b) com frequência tem di.culdades em esperar pela sua vez;
c) com frequência interrompe ou interfere nas actividades dos outros (por exemplo, intromete-se nas conversas ou jogos).

01/10/08

Avaliação de desempenho docente

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DOCENTES é a denominação de outro local na net onde podemos encontrar muita documentação e também um forum sobre avaliação de desempenho docente.
Tudo organizado por João Garcia.